Eventos Sócio Culturais

466 ANOS – ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO

By 31 de janeiro de 2020 No Comments

ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO

Palestra e Exposição – Parque Severo Gomes

ÍCONES HISTÓRICOS

 

Martim Afonso de Sousa

Paulo, Apóstolo e Tecelão Escultura de Júlio Guerra

Museu do Ipiranga

Catedral da Sé

No dia 25 de Janeiro, alguns dias atrás, a sociedade paulistana comemorou o 466º aniversário de sua gloriosa e bela cidade, com grandes manifestações, por toda a cidade!

São Paulo é a 8º metrópole mais populosa do mundo. É também a maior cidade do Brasil, da América do Sul e do hemisfério Sul.

É a maior cidade da Lusofonia. É o maior polo de cultura, educação, economia e artes do Brasil.

É a locomotiva do país. Cidade admirável para quem sabe olhar! Cidade de muita grandeza, de grande riqueza e também comove com a pequenez e com a pobreza.

 

O Prof. Dr. José Jorge Peralta, autor da Obra Monumental, “Romagem  – Por Santo Amaro – SP”, foi convidado para fazer uma palestra comemorativa, no Aniversário de São Paulo, em parque pública, debaixo de uma árvore bem copada. Ambiente bucólico, benfazeja, acolhedor e agradável!

O convite foi feito pela Diretora Administrativa do Parque Severo Gomes, Márcia Regina Miranda, juntamente com a Conselheira do Parque, a Sra. Ana Regina Parra.

São Paulo agradece pela lembrança. É um momento para bem-servir esta cidade. Parabéns à Ana Regina e a Márcia, pela ideia oportuna!

O Professor aceitou o convite, prazerosamente, certo de estar dando a partida de uma nova imagem dos parques urbanos, como polos culturais, voltados ao nosso patrimônio histórico.

Esta palestra seria uma nova experiência e um desafio. Seria realizada ao ar livre, debaixo de uma grande árvore e de viva voz. Bela Paisagem! Fantástica experiência!

O HILASA, onde o professor é o presidente, preparou uma exposição de 16 quadros com imagens sobre a cidade de São Paulo,  que levou para apreciação dos frequentadores do Parque.

A Exposição e também a Palestra querem dizer a todos que São Paulo é uma cidade bela e cativante, cheia de encantos e belezas; as mazelas, por um momento esquecemos.

Esta é hora de festa; hora de celebrar grandezas. Temos muito para celebrar!

A palestra aconteceu, no último dia 25 de janeiro, para uma assistência interessada, atenta e entusiasmada, em espaço ao ar livre. Além do núcleo de ouvintes, próximo ao palestrante, muitas outras pessoas assistiram, em lugares mais distantes, com muita atenção.

A palestra, preparada para 30 minutos, prolongou-se por mais de duas horas, para alegria de todos. O que faltou em comodidade, sobejou em vontade de compartilhar e de entender.

Falar e escutar algo sobre São Paulo, esta cidade de belíssima história é sempre uma grande alegria.

Enfim, São Paulo também é uma cidade maravilhosa. Mas penso que ainda mais maravilhosas são algumas pessoas…

Está é uma experiência que poderia ser repetida em quase todos os parques.

Nossos parques podem ser também centros de Cultura!

Leave a Reply