A Profª Inez Garbuio Peralta dedica-se, com afinco, há muitos anos, a história de Santo Amaro.

 

Profa. Dra. Inez Garbuio Peralta

É a nossa mais completa historiadora, ao lado de Edmundo Zenha, de Afonso Schmidt e de outros.

Alguns dos seus primeiros trabalhos, sobre a região de Santo Amaro foram publicados no jornal Socorro News, na década de 1980. Seus primeiros trabalhos, sobre a nossa região, abordam a cativante história de Interlagos e os projetos arrojados e modelares dos engenheiros Luiz Romero Sanson e do arquiteto, Alfredo Agache.

Nos últimos anos vem se dedicando, intensamente, à história de Santo Amaro, especificamente, à época de Santo Amaro, Município (1832 – 1935), e à questão da extinção do Município e sua integração ao Município de São Paulo; 103 anos de História. Atualmente dedica-se ao estudo e pesquisa de outros temas pontuais, de grade interesse e importantes pra a história de Santo Amaro.

O seu livro sobre Santo Amaro, Município – Um Século de História, é uma das mais alentadas obras publicadas, sobre Santo Amaro, até 2017, como resultado de uma longa e acurada pesquisa, de alguns anos de trabalho intenso. A obra foi lançada, ao público, no Centro Cultural de Santo Amaro, em janeiro de 2017.

A Profª Inez Peralta publicou também uma obra sobre o CEMITÉRIO DE SANTO AMARO, também fruto de acurada pesquisa.

Profa. Inez Peralta, Andrea Sousa e Ed. Livraria Nobel

A Autora é Professora, Doutora da Universidade de São Paulo, aposentada. Lecionou em nível de Graduação e de Pós-Graduação. Foi professora efetiva do Ensino Médio (básico) do Estado de São Paulo. Anteriormente elaborou a História de Cubatão, (Caminho do Mar, Subsídios para a História de São Paulo), Obra publicada pela Prefeitura de Cubatão. Com seus trabalhos sobre Santo Amaro, a professora traz uma preciosa contribuição ao conhecimento do nosso bairro-cidade, antigo município, um espaço humano de muitas riquezas naturais, privilegiado, pela qualidade de vida, que proporciona aos seus moradores.

SANTO AMARO – UM SÉCULO DE HISTÓRIA – LIVRO

Traz ricos subsídios, para a história da cidade de São Paulo, do qual Santo Amaro é uma parte emblemática. A gente de Santo Amaro aplaudiu, com entusiasmo, mais esta obra da professora . A professora Inez é autora, também de outros livros sobre a história de Santo Amaro, de São Paulo:

  – Cemitério de Santo Amaro.

– Igreja Catedral de  Santo Amaro.

Entre muitas outras joias de seu curriculum consta seu intenso trabalho educativo e acadêmico no Colégio e Faculdade Interlagos, instituições privilegiadas que muito honram a Zona Sul de São Paulo, criados e dirigidos pelo autor destas linhas. A gente de Santo Amaro aplaudiu, com entusiasmo, mais esta obra da professora.

A obra da Profª Inez Garbuio, contribui, efetivamente, para que Santo Amaro seja um dos bairros de São Paulo mais respeitados, depois de ter sido um município independente, por mais de cem (100) anos, de 1832 a 1935.

A Profª Inez conquistou o título de Doutorado pela Universidade de São Paulo. Hoje, a Profª. Drª Inez, é uma das cidadãs mais ilustres de nossa rica Santo Amaro.

Texto – J.Peralta