Santo Amaro – Padroeiro de Santo Amaro

Imagem de Santo Amaro Sirinhaém – PE

Catedral Santo Amaro – SP

A Catedral de Santo Amaro é um espaço admirável, cheio de luz e de belas recordações, desde os primórdios da chegada da Civilização Cristã, no início do século XVI. É testemunho do encontro cordial dos portugueses e dos indígenas, a quem vieram se juntar os negros. Daí resultaria a aliança de sangue, entre povos diferentes, que novo povo gerou.

 

Na Catedral se encontra uma réplica fiel da Estátua de Santo Amaro, trazida de Portugal, segundo conta a tradição, pelo casal fundador do pequeno templo primitivo, no séc. XVI, construído em terras doadas pelo mesmo casal João Paes e Suzana Rodrigues, na primeira metade do séc. XVII (após 1607).

Imagem de Santo Amaro, doada pelo casal João Paes e Suzana Rodrigues

 

Por ser uma relíquia, de valor histórico inestimável, a imagem original, de Santo Amaro, vinda de Portugal, está bem guardada, para preservá-lo para posteridade. Consta que a doação da imagem e do terreno foi uma obra de ação de graças fundador, por se ter salvo de um naufrágio, na sua viagem para o Brasil.

Santo Amaro, ABADE, nosso Padroeiro, é um ícone de proteção ao povo e à familia. É o protetor da agricultura, que garantia a sobrevivência alimentar da comunidade.

É uma mensagem viva; uma mensagem do Evangelho, apontando o caminho do bem-estar, do bem-viver e do bem-querer.

 

 

Igreja Santo Amaro Sirinhaém/PE Foto Google

 

Igreja Santo Amaro – Sirinhaém/PE Foto – Google